terça-feira, 24 de junho de 2014

Benefícios de andar de roller

Os Patins são elementos muito atrativos mas, para quem o calça pela primeira vez, é algo de anormal, daí uma sensação de insegurança associada à dificuldade de controlo inicial. Tal situação leva à necessidade de alguns cuidados de segurança e respeito por regras que ao serem cumpridas facilitam a aprendizagem e reduzem os riscos de queda.
Estudos comprovam que andar de patins é um excelente exercício cardiovascular, e um exercício de resistência muscular tão bom quanto o ciclismo, mas não tão bom quanto a corrida.
Os roller-blades são similares aos patins convencionais, mas têm apenas uma linha de rodinhas enfileiradas por isso são chamados de "in-line". Esses patins geralmente não são caros. Em alguns lugares dá para alugá-los por hora, ou pelo dia inteiro.
É importante usar sempre todos os equipamentos de proteção, tais como, capacete, joelheira, proteção para os pulsos e equipamentos luminosos para ser visto de noite. Procure patinar em lugares seguros, como trilhas, ciclovias e calçadas. Isso diminuirá as chances de você se machucar.


Assim, em 1 hora de aula, o aluno pode queimar até 600 calorias. Patinar também é uma terapia ao ar livre, onde ao patinar em um parque por exemplo, temos a sensação de bem estar, juventude e liberdade.
Especialistas em condicionamento são unânimes em apontar que a patinação, quando praticada na forma de cross-training, é uma atividade aeróbica de baixo impacto e de grandes benefícios físicos. Alguns estão relacionados abaixo:
                      Auxilia no controle do peso;
               Fortalece os ossos, músculos, tendões e ligamentos; 
             Desenvolve a flexibilidade, equilíbrio, agilidade, força e resistência;  
Aumenta a resistência muscular, modela a musculatura dos membros inferiores, especialmente coxas e glúteos :
Quando o tronco é levemente projetado para frente, trabalha costa e abdômen;
Auxilia no desenvolvimento da coordenação motora e também melhora o condicionamento respiratório.
Deves usar proteções para os pulsos, joelheiras, cotoveleiras e capacete. Estes equipamentos preservam a integridade física do patinador e permitem que a pessoa pratique o desporto com maior tranquilidade. Além disso, curar mazelas durante meses é tempo que se perde sem se poder fazer o que se gosta. 
Para quem não se consegue sequer pôr em pé, convém considerar andar em cima de uma tapete ou mesmo na relva sintética. Levanta-te cuidadosamente nos Patins uma vez que nunca usaste Patins antes. Começa com as tuas mãos e joelhos e, em seguida, levanta-te lentamente. O Patim não deslizara como acontece com superfícies lisas. Esta etapa é para habituação portanto, o objectivo aqui é o de te acostumares com a altura extra dos Patins e para reajustar o teu centro de equilíbrio.  Deves poder quase andar normal, com excepção da colocação do pé no chão ser em forma de “V” (ver fig. ao lado) e não um paralelo ao outro, ou seja, os calcanhares devem apontar para dentro e os dedos dos pés para fora. Flecte os joelhos e coloca os braços estendidos para frente para manteres o equilíbrio. Dá alguns passos, em seguida, enquanto estás parado, move um pé para a frente a seguir ao outro. Continua a andar e, gradualmente, aumenta a pressão sobre os pés até seres capaz de "deslizar" para trás e para a frente. Quando sentires que podes te equilibrar confortavelmente sobre eles e realizar o movimento de deslize aí poderás então mudar para uma superfície normal. Pisos com alguma rugosidade podem também ser considerados para inicio devido ao efeito que proporcionam aos Patins, o de andar pouco. 
Flecte sempre os joelhos. Tens de ter sempre a sensação que tens o rabo para baixo, cabeça para cima, o que leva a um melhor equilíbrio porque o teu centro de gravidade é favorecido, moves-te com maior facilidade e estás mais próximo do chão em caso de queda.
  Para ganhares mais velocidade ao andar para frente ou para trás, maximiza a força lateral. Converte o teu peso em força lateral.
  Tenta sempre antecipar a travagem. Assim como conduzir um carro, andar de bicicleta ou até mesmo correr, deves antecipar o lugar onde queres parar. Move o pé do travão para frente e dobrar o joelho ligeiramente, aplicando pressão sobre o calcanhar até que os Patins lentamente cheguem a uma paragem completa.