segunda-feira, 4 de março de 2013

Chá de hibisco


É uma planta medicinal utilizada principalmente como hipertensivo e redutor de colesterol. Também atua em doenças de fígado e ajuda a impedir a oxidação de lipoproteínas de baixa densidade devido a seu forte caráter antioxidante. O hibisco dourado também pode ser utilizado como cosmético para os cabelos, que atua na queda de cabelos, como anticaspa e atrasa o crescimento dos cabelos brancos.

Nomes
Nomes em português: hibisco, ibisco, vinagreira, caruru-azedo ou quiabo-roxo
Nome latim: Hibiscus sabdariffa
Nom inglês: roselle
Nome francês: hibiscus
Nome alemão: Hibiskus
Nome italiano: ibisco

Constituintes 
Ácidos orgânicos: ácidos tartárico, ácido málico, ácido hibisco, pigmentos (antocianinas), glicosídeos , mucilagens, flavonóides (hibiscina, Hibiscefina), 19 a 23% de proteínas, 19% a  22,8% de ácidos graxos (70% de ácidos graxos insaturados, sendo 44% acido linoléico), 39,5% a 42,6% de fibras, sais minerais, fósforo, magnésio e cálcio.

Partes utilizadas 
Folhas, flores, sementes, cálices, caules e raízes.


Efeitos do hibisco
Anti-hipertensivo, diurético, antiinflamatório, gastroprotetor, laxativo, antitumoral (estudos em ratos), diurético, analgésico, fortalece o sistema imunológico, expectorante, fluidifica o suco biliar, digestivo, hipercolesterolemico (reduz o colesterol), prevenção de danos hepáticos, previne a oxidação de lipoproteínas de baixa densidade (↑ HDL e ↓ LDL), reduz a secreção de óleos das glândulas capilares.
Mais uma dieta do chá? Sim, mas ela começa com uma notícia surpreendentemente gostosa: o chá de hibisco não é amargo. Tem sabor suave de framboesa - dá até para sentir aquele azedinho da fruta -, além de proporcionar vários efeitos positivos no organismo: estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regulariza o intestino e combate a retenção de líquido. Ou seja, é um aliado e tanto na perda de peso.






Nenhum comentário:

Postar um comentário