A vida nas grandes cidades é agitada e muitos acabam desenvolvendo alguns problemas de sono e até de irritabilidade. Está assim, mas não quer apelar para remédios super fortes? A alternativa que pode ajudar você a relaxar e até ter uma noite mais tranquila de sono são os calmantes naturais.
Não há o melhor ou pior calmante, apenas aquele calmante natural que melhor se adéqua a seu organismo. Há ainda as receitas caseiras de calmantes, como os conhecidos chás de camomila e cidreira; como também uma mistura feita de alface, pepino e aipo. Acrescente cenouras aos ingredientes anteriores, centrifugue tudo e tome na sequência (não pode deixar pra tomar depois, senão perde a propriedade calmante).
O aumento do uso de medicamentos psicotrópicos, aqueles utilizados para modificar comportamentos, humor e cognição é um fenômeno de nossos tempos. O uso desses medicamentos ao longo da história está associado ou para modificar o comportamento normal e produzir estados alterados de sentimentos com propósitos religiosos, cerimoniais ou recreacionais; ou para alívio de enfermidades mentais.
A utilização das plantas medicinais faz parte da história da humanidade, tendo grande importância tanto no que se refere aos aspectos medicinais, como culturais. A utilização da fitoterapia, que significa o tratamento pelas plantas, vem desde épocas remotas.
HORTELÃ: utilizada como calmante. Combate a cólica em crianças e é vermífugo. Nestes casos é feito o chá, podendo também ser usado na preparação de xarope no combate à gripe, junto com o limão ou a laranja e o eucalipto. Combate as secreções nasais e favorece a expectoração.
ERVA DOCE: utilizada como calmante, combate a cólica, a prisão de ventre e a dor de cabeça, é utilizada na forma de chá.
ERVA CIDREIRA: tem óleos esseciais que com efeito calmante, combatendo a insônia e a dor de estômago, é utilizada na forma de chá.
ERVA DE SÃO JOÃO: sua utilização não deve ser feita sem orientação médica, especialmente em associação com outros medicamentos. Apresenta efeito antidepressivo, quando tomada na forma de chá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário