terça-feira, 20 de novembro de 2012

Classificação Parfum Up!




A maioria dos perfumes podem ser agrupados em famílias olfativas. 

Cada família é característica por uma nota olfativa dominante. 


Floral: Notas olfativas dominante de flores, evocam frescor.


Aldeídos-florais: Associam-se a uma dominante floral, um frescor inicial característico proveniente dos produtos de síntese – os aldeídos. São perfumes elegantes, requintados e marcantes.


Verdes: A fragrância inicial lembra folhagem amassada. São perfumes frescos, jovens, vivificantes.


Chipres: Sua denominação provém de uma combinação de cítricos, flores e de um fundo quente de musgo e carvalho. São perfumes sensuais e sofisticados.




Orientais: Perfumes fortes, sensuais, com base âmbar e baunilha. 


Amadeirada: Notas predominantes de cedro, sândalo.


Couro: Aromas dominantes de couro.


Frutal: Aromas dominantes de frutas cítricas.


Especiada: Com especiarias, notas aromáticas e picantes como cravo, canela e baunilha.


Herbal: A base de ervas como tomilho, manjericão, erva-doce.


Fougère: Combinação de madeira e lavanda.




Cítricas: Dominantes cítricas como limão, laranja.





Parfum Forma mais “pura” comercializada. 

Produto que contém em média 14 a 22% de absolutos, utiliza normalmente o alcool 96° e dura aproximadamente 12h ou mais na pele. Hoje em dia são muito incomuns, devido ao alto preço.

EDP eau de parfum Intermediário entre o parfum e as EDT. Essência na composição:10 a 14% alcool: 90° duração na pele: de 06 a 08h.

EDT eau de toilette Base modificada para exalar as notas mais frescas. Sua graduação alcoólica e concentração variam de acordo com o fabricante. Essência: 05 a 10% alcool: cerca de 80° duração na pele: 04 a 06h.

EDC eau de cologne Base mais simplificada e acrescida de notas mais frescas Essência: 03 a 05% alcool: 80° duração média: 02h.

EDS eau de splash Base refrescante Essência: menos que 01% alcool: 80°Duração : menos de 02h.

MATÉRIAS PRIMAS

O Nez deve , numa fragrância, administrar os aromas de cerca de 300 sustâncias diferentes, que é a média das essências e químicos de um perfume, hoje em dia. Para isso, tem à sua disposição, para escolha do aroma, aproximadamente 300 essências naturais e quase 2000 sintéticas, sendo que cada uma dessas essências tem seu próprio teor de evaporação e reação.
Um perfume é composto por:
Água: esta deve ser submetidas a de ionização  para assegurar a ausência de partículas ou íons que podem vir a interferir no aroma.
Álcool: deve ser álcool etílico, de máxima pureza e transparência total e submetido a filtros que asseguram a ausência de qualquer partícula. Constitui o suporte do perfume, devido a sua neutralidade, é o veículo condutor da fragrância.
Absoluto (ou Essência): é a concentração mais pura da matéria prima, ou seja, da flor, da madeira, de frutas, etc. Dentro da essência, há uma grande variedade de matérias primas naturais que podem ser usadas, tais como: Flores: rosa, jasmim, gardênia, gerânio, violeta, lírio, ylang ylang, etc.
Ervas aromáticas: tomilho, alecrim, menta, Basílio, coreandro, etc.
Frutas cítricas: cascas de limão, laranja, bergamota, tangerina, etc. Madeiras: cascas de árvores, raízes ou ramos, cedro, sândalo, canela, bétula, etc.
Folhas: patchouli, vetiver, etc.
Resinas: galbano, benjoin, opanax, mirra, incenso.
Além dessas principais, existem muitas outras. Temos também, como já foi dito, as matérias primas sintéticas, que são criadas em laboratório.



Fonte : http://www.upessencia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário