quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

História do Batom



O costume de colorir os lábios, tem raízes no Egito. As esposas dos faraós utilizavam a cor vermelha nos lábios para ficarem mais sensuais para seus maridos. O batom foi considerado objeto de poder e manipulação e no século II, na Grécia , criaram uma lei que proibia seu uso antes do casamento. Em 1921, o batom ganhou o formato atual e começou a ser comercializado em Paris. Inclusive o nome Batom vem do francês bâton, literalmente bastão. Diz-se que seu formato fálico não é por acaso e sim proposital. Talvez seja por isso que ele tornou-se o  objeto de desejo de muitas mulheres.
Durante vários séculos, usar algo para colorir os lábios foi um sinônimo de sensualidade e más intenções. Na Grécia, durante o século II, foi criada uma lei que proibia as mulheres de utilizar pigmentações na boca antes do casamento. Muito tempo depois, em 1770, a Inglaterra acabou proibindo de vez tal prática. A explicação era simples: moças que coloriam os lábios tinham um grande poder de sedução capaz de enganar os homens. Nessa época, somente prostitutas e algumas atrizes extravagantes faziam uso dos pigmentos.
O nome batom deriva de uma palavra de origem francesa e significa bastão. Tal denominação surgiu a partir da criação do perfumista Rhocopis, o qual desenvolveu uma massa composta por talco, óleo de amêndoas, essências de bergamota e limão, na cor vermelha, dando origem ao primeiro batom da história. Tal nome é justificável pelo fatode Rhocopis ter colocado seu produto em uma embalagem cilíndrica de papel de seda, algo parecido com um bastão.





fonte: http://www.artigonal.com

http://pt.wikipedia.org/wiki/Batom

Nenhum comentário:

Postar um comentário